quinta-feira, 22 de abril de 2010

Bilhetagem eletrônica

Desde do último sábado (17), o sistema de bilhetagem eletrônica de Ananindeua, o Passe Inteligente (PI), apresentado no dia 25 de fevereiro de 2010 pela Prefeitura, iniciou uma das suas funções em 160 ônibus, de um total de 350 que circulam dentro do município. O Departamento de Transporte e Trânsito de Ananindeua (Demutran), ao homologar o regulamento de transportes do município em dezembro passado, determinou que todas as empresas do transporte público com sede estabelecida na cidade devem aderir ao sistema.

Sob pena de infração da Lei Municipal nº 2.411, as empresas que não procurarem o Departamento até 17 de abril para se adequar ao novo processo de bilhetagem serão penalizadas e receberão as sanções necessárias. O sistema é inovador e no Brasil não há nenhuma cidade que permita as facilidades oferecidas pelo Passe Inteligente.

Entre os serviços disponibilizados pelo sistema estão a implantação de câmeras, acompanhamento, fiscalização e todo o sistema de bilhetagem, além de GPS, que facilita o trabalho dos agentes do Demutran, pois permite identificar se todos os ônibus estão nas ruas a serviço da população e se estão obedecendo às regras de trânsito, conforme prevê legislação vigente.

Outra inovação é a facilidade para recarregar os cartões do Passe Inteligente. Basta o usuário ir até uma das redes do sistema Big Serviços das farmácias Big Ben ou em um dos pontos credenciados para atender o sistema PI, e pagar o valor que deseja ter disponível no cartão Passe Inteligente. O mesmo cartão pode ser usado em redes de saúde credenciadas, como um cartão de benefícios, garantindo descontos em consultas médicas, além de disponibilizar para o usuário cadastrado um seguro de vida e de invalidez gratuito. Em um segundo momento, os cartões poderão ser utilizados também como cartão de crédito.

Para o Diretor Geral do Demutran, Bento Gouveia Júnior, esta é uma ferramenta que mostra o desenvolvimento do município. “Esse é um sistema usado apenas no Japão e vai facilitar o dia a dia do usuário, sem contar que vai diminuir a utilização de dinheiro dentro dos ônibus, conseqüentemente diminuirá o número de assaltos”, concluiu Gouveia.

Nenhum comentário: