quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Lula e Dilma inauguram eclusas de Tucuruí

Ontem, o Estado do Pará viveu um momento histórico. Depois de quase trinta anos foram inauguradas as eclusas de Tucuruí, obra que dá navegabilidade ao rio Tocantins e que permitirá o escoamento do que é produzido na Região, facilitando a chegada desses produtos a outros centros comerciais, especialmente o dos Estados Unidos e da Europa.

As eclusas corrigem um desnível do Tocantins, gerado a partir da construção da usina Hidrelétrica de Tucuruí, que começou a funcionar no início da década de 80. Em 81, iniciaram as obras das eclusas e, hoje, 29 anos depois, o empreendimento foi concluído.

“A construção das eclusas tem praticamente a idade que eu tenho de vida. Apesar da demora, fico feliz de ver a dívida resgatada, uma obra que beneficiará não só o Pará, mas todo o Norte e Centro-Oeste brasileiro. O governo Lula merece o reconhecimento de todos por este feito”, afirmou o presidente da Famep, prefeito Helder barbalho, um dos convidados a participar da solenidade de inauguração das eclusas de Tucuruí.

A solenidade contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da presidente eleita Dilma Rousseff, dos governadores do Pará Ana Júlia Carepa, da Bahia, Jaques Wagner, de Sergipe, Marcelo Déda, ministros, deputados e prefeitos, incluindo o anfitrião, Sancler Ferreira, de Tucuruí. Em um empurrador, as autoridades inauguraram a obra, fazendo o percurso que as embarcações realizarão daqui por diante, trafegando pelo rio Tocantins.

Em seu discurso, o presidente Lula disse que a obra só terá sentido se significar a melhoria da qualidade de vida de mulheres e homens que moram na Região. "Se for apenas para os ricos de sempre passarem com os seus produtos por aí, sem deixar parte da riqueza aqui, estaremos cometendo o mesmo erro que historicamente se cometeu neste país, onde quem era rico ficava mais rico e quem era pobre ficava mais pobre. Nós queremos mudar esta lógica", ressaltou o presidente.

Nenhum comentário: