quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Parque Ambiental: opção gratuita de diversão em Ananindeua

Inaugurado há menos de três meses, o Parque Ambiental de Ananindeua Antônio Danúbio é garantia de diversão, além de um belíssimo passeio por uma área que preserva toda a flora local. Famílias, grupos de estudantes de escolas públicas e particulares podem visitar o lugar e não precisam pagar nada por isso.

O espaço é adequado para a realização de todo tipo de atividade. Prova disso é que um grupo de escoteiros se reúne no parque para desenvolver ações que trabalham a cidadania e a sobrevivência na mata, sem esquecer de respeitar o meio ambiente. Participam crianças e adolescentes classificados como “lobinho” (com idade entre 8 e 11 anos), “escoteiro” (de 12 a 14 anos) e “sênior” (de 15 a 18). Crianças interessadas em entrar para o escotismo podem ir ao parque e conhecer o trabalho sempre aos domingos, às 9h.

Flora local recuperada

Antes de se tornar referência em preservação ambiental, a área em que está localizado o parque, no km 5 da BR 316, era um grande terreno baldio, utilizado apenas como local de despejo de lixo, entulho, restos de eletrodomésticos e móveis. Dentro dele, existe um lago que também corria risco de assoreamento. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Ananindeua realizaram um minucioso trabalho de limpeza e recuperação da floresta nativa. Atualmente, o parque dispõe de trilhas ecológicas, palco teatral, quiosques de educação ambiental e o lago serve de habitat para um jacaré da espécie “jacaré tinga”, já considerado o mascote do parque.

Para garantir total atenção aos visitantes, uma equipe de pedagogos, geógrafos, biólogos e veterinários, além de engenheiros agrônomos e florestais, está envolvida diariamente no funcionamento do primeiro Parque Ambiental de Ananindeua. Plantas frutíferas próprias da região, como pés de bacaba, buriti e cupuaçu permeiam a flora local. Também por isso, a área do parque se tornou um refúgio para aves e animais terrestres de pequeno porte, que se alimentam dessas frutas. Também foram plantados vários pés de anani, planta que deu origem ao nome da cidade, utilizada na produção de resina de cerol.

SERVIÇO: O Parque Ambiental de Ananindeu Antônio Danúbio está aberto de terça a domingo, de 8h às 17h para visitação. Para atividades esportivas, o horário é de 6h às 8h e das 17h às 18h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário: