terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Audiência Pública sobre Central de Tratamento dos Resíduos Sólidos da RMB é realizada em Ananindeua

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente, realizou no dia 09/02/2012, no Centro Cultural de Formação Cristã da Arquidiocese de Belém, localizado na BR-316, km 6, s/nº - no bairro de Águas Lindas, Audiência Pública com objetivo de informar a comunidade sobre o projeto da Central de Processamento e Tratamento de Resíduos na Região Metropolitana de Belém, cuja responsabilidade é da empresa Revita Engenharia S.A., a ser localizado no município de Marituba, no Pará.
A mesa foi composta pelo Sr. Rubens Sampaio, Secretário Adjunto da SEMA Estadual, pelo Sr. Paulo Leal, Gerente da empresa Revita Engenharia S.A., pelo Sr. Raimundo Moraes, promotor de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, a procuradora Srª Fernanda Siqueira e pelo Secretário de Meio Ambiente do município de Ananindeua, Sr. Rui Begot.
A Central de Processamento e Tratamento de Resíduos Classe II (CPTR Marituba) é um projeto constituído por um Aterro Sanitário e instalações de apoio, para recebimento e destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos.
A Usina de compostagem e triagem, outra importante unidade da Central, é onde se fará a separação de resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados como: plásticos, vidros, metais e papéis. A Compostagem é o processamento de resíduos orgânicos (restos de frutas, legumes, alimentos em geral), para geração de adubo.
A audiência tratou dos impactos ambientais do empreendimento tratados no Relatório de Impacto Ambiental (Rima), que subsidiará o parecer técnico da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, responsável pelo licenciamento do projeto.
O Secretário Rui Begot enfatizou que “o assunto é de interesse de todos que residem na Região Metropolitana e que Ananindeua, através da SEMA, esta disposta a colaborar no que for possível e necessário para a melhor adequação da destinação final dos resíduos sólidos. E disse ainda que, há quase vinte anos este lixo vem sendo jogado no Aterro Sanitário do Aurá, mesmo geograficamente estando situado em Belém, todas as suas mazelas ficam diretamente ligadas a Ananindeua, sem contar a questão da água que abastece a Região Metropolitana de Belém através do lago Bolonha e Água Preta, localizados no complexo do Utinga. Preocupamos também com os catadores, por isso acreditamos em um trabalho mais digno com a implantação do projeto exposto nesta Audiência.” 


Nenhum comentário: