segunda-feira, 14 de março de 2011

Sem Pendências

O Banco do Brasil decidiu pela renegociação das dívidas do setor rural, de acordo com o seu superintendente, porque para a instituição não é interessante manter pendências. “O Banco do Brasil é o braço do agronegócio brasileiro. Uma das principais missões do banco é trabalhar pelo desenvolvimento do país”, afirmou Rubem Hansen. Por isso – acrescentou –, as pessoas que têm restrições no cadastro poderão se regularizar, excluir seu nome do cadastro negativo e, com isso, voltar a ser um agente econômico ativo.

Esta, aliás, é uma questão muito importante, conforme frisou o superintendente. Ao renegociar a dívida, o cliente ficará completamente livre de quaisquer restrições, podendo voltar a operar normalmente com o sistema financeiro e, se tiver interesse, realizar inclusive nova operação de crédito com o próprio Banco do Brasil. Outro aspecto relevante é a exclusão dos encargos de inadimplemento para as renegociações formalizadas até o próximo dia 29 de abril.

Entre outras vantagens, o Banco do Brasil está oferecendo aos produtores em débito a possibilidade do alongamento do prazo máximo de pagamento para até dez anos, desde que 40% da dívida seja paga em até cinco anos. A entrada mínima será de 10% do valor recalculado. No recálculo do débito, o BB vai excluir as multas e os juros de mora. Isso fará com que, em alguns casos e dependendo do tempo de permanência do débito, o seu valor possa ser reduzido à metade ou até menos.

Rubem Hansen revelou, depois de cálculo ligeiro, que uma dívida vencida no final de dezembro de 2009, por exemplo, será enxugada em aproximadamente 30%. “Quanto mais antigo for o débito, maior será o valor enxugado”, acrescentou. Ele disse que o banco não fez ainda um levantamento das dívidas que se enquadram no perfil do plano especial de renegociação, mas garantiu que o montante não chega a ser muito alto, até porque há muitas operações de pequeno valor – variando entre R$ 3 mil e R$ 5 mil – realizadas com clientes da agricultura familiar.

Nenhum comentário: